quinta-feira, 26 de março de 2015

LHC : Arduino Day 2015 - Campinas SP

Arduino Day 2015 em Campinas-SP.

Dia 28 de Março teremos o Arduino Day em Campinas SP, esse evento vai acontecer pelo mundo todo, diversos tipos de comunidades, universidades e grupos estarão sediando simultaneamente o evento.

Você consegue visualizar imagens do mundo todo através da seguinte hashtag nas redes sociais #ArduinoD15 .

No estado de São Paulo existem 18 lugares cadastrado.
Quer ver se existe algum evento próximo de você? Link : https://day.arduino.cc/#/
Página com mais informações do evento no LHC em Campinas – SP : http://lhc.net.br/wiki/Evento:2015/03/28_Arduino_Day


Localização: Rua: Salles de Oliveira, Nº1800.
                 Bairro: Vila Industrial
                             Campinas -SP

O Laboratório Hacker de Campinas (ou LHC) é o primeiro Hackerspace de Campinas. Nosso objetivo é fornecer um espaço aberto e comunitário para que entusiastas de tecnologia possam desenvolver seus projetos em áreas como eletrônica, robótica, mecânica, computação, jogos, culinária, artes, ou o que mais a criatividade e o espaço físico disponível permitir.

Seus membros tem acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, 36(5|6) dias por ano ao espaço podendo utilizá-lo para guardar e trabalhar em seus projetos pessoais ou comunitários, organizar e participar de encontros técnicos, cursos, oficinas ou apenas se reunir para bater papo com os outros frequentadores.

As primeiras discussões para a criação do LHC começaram em abril de 2011. A primeira sede foi inaugurada no dia 12 de outubro de 2011. Depois de mais de 2 anos em uma pequena sala, precisávamos de mais espaço para continuar a desenvolver mais e melhores atividades, então em 25 de janeiro de 2014 inauguramos nossa sede atual!

Informações do Hackerpsace e LHC : http://lhc.net.br/wiki/QuemSomos
Esse ano vou apresentar um projeto que desenvolvi durante minha graduação na Faculdade METROCAMP de Campinas-SP. Se trate de um protótipo para monitorar controle de pragas, no caso, roedores.

A ideia desse projeto surgiu com um amigo (Wictor Armani), então resolvemos montar uma equipe e assim criamos nosso projeto na graduação. Fiquei responsável de desenvolver toda a parte de hardware e acabei também desenvolvendo a parte do webservice. 
Fiz pesquisas e melhorias no projeto, participei de um evento da Intel para testar o Galileo Gen 2 que tem compatibilidade com Shields e componentes de arduino, Toda essas ideias também consegue focar em IoT (Internet of Things).

Vou levar outros projetos no Arduino Day, como do Rover 5 que pode ser controlado por duas formas.

→Forma 1: Por um modulo de Rádio Frequência APC220  que consegue atingir uma distância (“segundo a lenda” nos manuais e blogs da internet comentam até 1.000 metros) mas claro tudo depende do conjunto de equipamentos ligado com esse modulo de RF, podendo variar por causa energia disponível para que  o equipamento funcione em perfeitas condições.
→ Forma 2:  Por um modulo Bluetooth que facilmente controlado por um smartphone, tablet, laptop.

Estarei documentando e postando mais detalhes dos projetos, o texto de hoje é apenas para informar do evento de sábado (28/03/2015) Arduino Day .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novo endereço!

Estou mudando o endereço do blog. Siga o novo endereço :   https://douglasesteves.eng.br