quinta-feira, 2 de abril de 2015

Resumo e fotos do Arduino Day 2015 - LHC - Campinas-SP




Segue algumas fotos e links de apresentações do Evento Arduino Day que aconteceu neste sábado dia 28 de Março de 2015 no espaço LHC.



Diversos assuntos e projetos foram apresentados durante o dia. Com os mais variados níveis de protótipos, projeto maker, projeto universitário, projetos voltado para IoT e até mesmo projeto voltado para atender as necessidades da própria empresa, tudo envolvendo Arduino.

Leandro Pereira apresentou as placas Intel Galileo e IntelGalileo Gen 2 e também o kit grove Intel. Mostrando a compatibilidades dos Shields e sensores. 







Marcelo Balloni apresentou: Robô e Impressora 3D. Construindo um robô simples e impresso utilizando Arduino, exibindo o famoso Bob the biped que pode ser encontrado na internet pelos sites Instructables, Maker Fare, thingiverse e Robot Dreams. também foi apresentado o ambiente Garagem da empresa CI&T um espaço para os colaboradores da empresa criar coisas, aprender e até mesmo inventar utilizando recursos como Impressora 3D, ferramentas, Arduin entre outras coisas. 
Muito bom conhecer empresa uma empresa nacional que tem essa mentalidade e disponibilizar aos seus funcionários um ambiente diferenciado.
























Neto apresentou: Animando o inanimado com Arduino eComputação Física. Uma breve demonstração prática sobre como aplicar os conceitos da Computação física com ajuda do Arduino na criação de ambientes iterativos. Será apresentando o resultado de um projeto/experimento pessoal onde foi utilizado um microprocessador ATtiny, LEDs neon e sensor de presença para deixar uma máscara de parede muito mais from-hell.






Eu fiz uma apresentação do projeto: Monitoramento de Roedores, protótipo de porta isca para monitoramento de roedores, controle da presença de ratos em empresas e residências, utilizando Arduino Uno, Arduino Mega, porta isca com sensor infravermelho, módulo da Rádio Freqüência APC220, Ethernet Shield e artifícios técnicos. Todas essas informações capturadas pelos microcontroladores são tratadas e armazenadas em um banco de dados, utilizando recursos web, a pessoa pode visualizar as informações por gráficos, montando relatórios, visualizando melhor a situação do local em que os equipamentos está instalado. 






Marcos V. Campagnolo apresentou: Modulo de controle PWM da bomba de combustível. Trata-se de um projeto conceito do módulo de controle PWM da bomba de combustível, afim de elevar a eficiência energética do sistema de injeção de combustível do veículo. Neste pré-desenvolvimento, utilizou-se o Arduino para o controle do módulo bem como o chaveamento do PWM (a 20khz) da bomba de combustível. Após a fase de desenvolvimento, o conceito foi validado em veículo e obtido os resultados quanto ao consumo de potência elétrica na bomba de combustível.





Carlos Eduardo da Silva Cunha apresentou: Os desafios de um projeto de IoT : compartilhar a jornada de criação de um projeto colaborativo de IoT, desde a idéia inicial, contando como formamos a equipe e como trabalhamos para chegar no “ produto final”. Mostrando todo o percurso e as barreiras passadas como a escolha do sensor, o desenvolvimento do case, até chegar no protótipo “final”.






Pedro Minatel apresentou: IoT com Arduino: uma breve demonstração da utilização do módulo WiFi ESP8266 com Arduino. 

Com certeza empolgou todos do evento como esse pequeno módulo ESP8266 consegue adicionar valores e recursos em um projeto embarcado, com baixo consumo de energia, com uma boa capacidade de comunicação entre diferentes modelos de roteadores você consegue controlar via internet. resolvendo problemas do tipo preço do equipamento, reduzindo muito os gastos com baterias .

Acompanhe o blog do Pedro Minatel pois ele está publicando testes, projetos e dicas de como utilizar o módulo, que promete ser uma boa opção para os projetos atuais que necessitam de conexão sem fio por Wi-Fi.























Alécio Fernandes e Alejandro Mesias apresentaram: Reciclagem de módulos de injeção eletrônica e obtenção de senha secreta de imobilizadores automotivos: Trata-se de um protótipo de equipamento para uso automotivo, construído através da plataforma Arduino que é capaz de prover e reutilização de módulos de injeção eletrônica codificados e de sistemas imobilizadores, tornando-os readaptáveis em um outro veículo. O equipamento faz também a atualização e a reprogramação de módulos para serem utilizados em veículos com motorização diferente (exemplo: transforma um módulo de Kombi em um de Gol ou vice-versa).








Link do evento : LHC 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Preciso de alguém que desenvolva em arduino, com urgência, para um projeto em minha empresa. Gostaria de saber se voês conhecem alguém que estaria interessado no projeto. Meu email é afonso@aoplug.com.br meu telefone 19 2515 0108 - Carlos Afonso. Obrigado

    ResponderExcluir

Novo endereço!

Estou mudando o endereço do blog. Siga o novo endereço :   https://douglasesteves.eng.br